23 de junho de 2007

Pés de Chinesas



O comprimento ideal para o pé perfeito, chamado de "Lótus Dourada", era de 7,5 cm. Isto era muito raro de se conseguir, mas era uma meta muito almejada. Pés pequenos eram vistos como um adicional quando se queria oferecer uma filha a um pretendente. Se o pé ultrapassasse 10 cm todo trabalho haveria sido em vão.

Dos três aos seis anos qualquer chinesa tinha seus pés enfaixados. Diariamente as faixas eram removidas e novamente amarradas com mais força. Algumas vezes os ossos se quebravam e os dedos dobravam-se para debaixo do pé; ou então eles iam até o limite máximo e ficavam lá. Os muitos ossos do topo do pé ficariam quebrados e o peito do pé próximo do calcanhar. Era muito comum os dedos terem gangrena por falta de circulação e caírem, o que era considerado uma bênção, pois os pés ficavam ainda menores. A garota nunca mais poderia ficar de pé ou brincar. Ficar de pé por um segundo era instável e doloroso, mas não significava nada comparado ao objetivo.

Essa prática começou no século IX, quando uma concubina do príncipe chinês teve seus pés enfaixados, já que ele adorava seus pequenos pés. Outra mulheres imitaram o "look", que passou a ser considerado sensual. Em manuais sexuais chineses antigos, a distância entre o peito do pé e do calcanhar era o tema preferido. Enfaixar os pés era bem apropriado, pois as mulheres ficavam onde deveriam: guardadas, como propriedade. Não poderiam andar muito sem ajuda, a não ser que se arrastassem. Esperava-se que cuidassem dos afazeres domésticos e cuidassem das crianças.

Banquinhos eram colocados na casa para que elas se movessem sem ter de pisarem no chão, ou teriam de andar sobre os joelhos, com inchaços e bolhas de proporções excruciantes. O lazer de muitas mulheres era criar sapatos elaborados para si mesmas. A habilidade para decorar a deformidade era esperada parte da "arte".

Famílias pobres viam no processo a possibilidade de conseguir uma vida melhor para as filhas, para demonstrar valor e status.

Em 1911 a prática se tornou proibida, mas ela já estava tão disseminada que não houve efeito. É possível que se encontrem ainda hoje jovens com os pés deformados.

Fonte: http://www.anomalies-unlimited.com
Tradução: Rogério

5 comentários:

Lealdade Feminina disse...

USEI ESSA FOTO DOS PES DAS CHINESAS NUM POST MEU...
SE TIVER PROBLEMA EU TIRO OK... EU CITO SEU BLOG DE ONDE EU GENTILMENTE COPIEI A FOTO... OBRIGADINHA...

ana paula da silva alfeu disse...

olha a larvinha que da hora por isso que eu vou qwere ser medica

Juliana disse...

Quero saber a Etiologia dessa doença Calcanhar de maracujá.

naeher disse...

issu com quejo deve ser bom

Joveci disse...

Copiei a matéria, mas citarei seu blog.
Qualquer coisa me contate em;
www.deusaswiccasequemsomos.ning.com
Beijos
Joveci Fernandez